Projetos



Contando histórias da nossa gente: museu de periferia e educação histórica


Objetivos: Organizar e digitalizar os arquivos do MUPE
                  Desenvolver junto aos professores das escolas municipais da região curso sobre                                           educação histórica.



Esse é um projeto de extensão da ufpr em parceira com o MUPE e coordenado pela professora  Maria Auxiliadora Schmidt (Dolinha) que se iniciou no segundo semestre de 2013 e ainda esta em andamento. Nesse momento o projeto está divido em duas frentes, a primeira está organizando e digitalizando os arquivos do museu; a segunda frente esta desenvolvendo um curso de extensão com os professores municipais da região.








Mostra Cultural da Periferia

Objetivos: Tornar conhecido o patrimônio cultural da Periferia.
                    Valorizar os artistas locais.

Estimulada pela Consultora do Ibram Mirela Leite durante a Oficina de Inventário Participativo ocorrida no primeiro semestre de 2011, o Conselho Gestor levou em frente a ideia e lança em 15 de novembro a Mostra Cultural de Periferia no Colégio CAIC do Bairro Novo.
Atividades de grafite, dança, música e exposição da memória do Sítio Cercado fazem um "mix cultural" para centenas de moradores da região.






Em setembro de 2012 acontece a 1ª Mostra Cultural de Periferia nas instalações do MUPE. Simultaneamente à comemoração da Primavera de Museus e com atividades diversas: teatro, música, dança, exposição e muito mais.



Oficina de Multimídia

Objetivos: Desenvolver as habilidades dos participantes para o uso das mídias nos processos de pesquisa, preservação e comunicação do museu.

O projeto iniciou em 2011 em parceria com o Colégio Estadual Hasdruball Belegard integrado ao programa Mais Educação. As atividades exploram especificamente a memória social da escola em relação à comunidade do Sítio Cercado.
Participam das atividades os alunos do ensino fundamental recebendo a capacitação de profissionais voluntários do MUPE  em Oficinas de fotografia, filmagem, edição e produção de mídias.

Resultados Obtidos em 2011:
Exposição na semana cultural.
Montagem da maquete do colégio.
Montagem de um Álbum Documentário do Hasdruball Belegard.

Em 2012 os alunos propuseram a elaboração de um jogo chamado Trilha da Memória e a produção de uma exposição na semana cultural. Além disso, cogita-se a possibilidade da criação de um jogo de "RPG" (Rolling Play Game) com o tema da ocupação da periferia.







Encontros Culturais e de Memória


Objetivos: Promover aos artistas locais um espaço de valorização e conhecimento de seus talentos.

Moradores, artistas e grupos dos mais diversos segmentos culturais têm a oportunidade de expor seus talentos, habilidades, conhecimentos e vivências nos encontros culturais do MUPE.
Além do resgate de talentos adormecidos, o projeto promove a troca de experiências entre o antigo e o novo. Avôs, pais, filhos e comunidade interagem num processo de uma riqueza única. 

Resultados Obtidos 2011/2012:
Roda de Memória Feminina.
Remember Fest.
Chás e Cafés da Memória nas Comunidades.
Roda de Viola.